Estudo de Caso Bradesco
Resposta: O processo é dificultado pelo fator contingencial de Dimensão da Organização, devido a mesma ser de Grande Porte, o que torna o processo mais demorado devido a rigidez, regras e regulamentos em todos os processos a serem executados.
2) O Bradesco nunca havia conseguido reunir dados sobre as demandas de todas as divisões e agencias do grupo. Que falha de controle essa afirmação aponta?
Resposta: Devido ao banco não possuir colaboradores especializados e prontos para verificar os dados e a demanda, porém, depois que foram colocadas pessoas com especialidade nas áreas, começaram as mudanças, com isso conseguindo obter os dados necessários para a mudança, o que antes não era possível de se obter.
3) Descreva o sistema de controle que o Bradesco desenvolveu para lidar com o descontrole nos gastos da organização.
Resposta: O Sistema desenvolvido foi o Programa de Inovação em Suprimentos, o primeiro passo foi identificar todos os bens comprados e serviços contratados, depois com isso puderam analisar e estudar estes levantamentos de modo centralizado, com isso houve a padronização de materiais adquiridos e com este processo conseguiram o controle dos custos, cadastrando os prestadores e atendendo a demanda que a empresa necessitava e por último o desenvolvimento de um sistema que integra todas as empresas do grupo Bradesco.
4) Como você classifica o tipo de controle (preventivo, simultâneo ou posterior) adotado pelo Bradesco para controlar seus suprimentos?
Resposta: Classifico como sistema de controle simultâneo dos processos, monitorando as atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões definidos, e com a necessidade que tinham de padronizar os processos internos de no setor de compras.