Parmalat
IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Guarapuava – 29 a 31 de maio de 2008.
1
Identidades visuais e estratégias enunciativas: a logomarca corporativa do Bradesco1
Fernanda Pacheco de Moraes Guevara MALVESTITI2
Kati CAETANO3
Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR
Resumo
Tomando por base referências de autores como Strunck (2003), Dondis (1997) e Floch
(1993) propõe-se neste artigo uma discussão de conceitos e definições sobre o tema das identidades visuais de empresas e suas marcas. Para compreender como os elementos identitários das organizações são levados ao conhecimento do público a fim de que se consiga construir e consolidar um referencial da empresa apela-se para o estudo das estratégias enunciativas que concretizam o processo. Considerando apontamentos feitos por Barros (2000) sobre enunciação, enunciado, esquema narrativo e modalidades de manipulação confere-se ao trabalho um caráter amplo de exploração do tema. De maneira a exemplificar e aplicar o apanhado teórico apresenta-se o caso do Banco
Bradesco que desde 1997 vem sofrendo uma reestruturação geral de sua comunicação visual e posicionamento de marca.
Palavras-chave: identidade visual; marca; estratégias enunciativas.
Identidades Visuais, em detalhes
Falar de Identidade Visual requer, em primeiro lugar, recorrer a definições particulares de alguns termos e expressões que colaboram para o entendimento do que se pode chamar, genericamente, de uma estrutura visual e comunicacional usada por empresas ou instituições para representar suas marcas, produtos e serviços.
O primeiro termo a ser invocado para um bom entendimento do tema proposto neste artigo é “identidade”, que pode ser entendido como a soma de características próprias e exclusivas de uma pessoa ou coisa, que permitem a sua distinção e individualização.
Posteriormente, seguindo a linha das definições, convém registrar