Estudo de Caso - O Processo de Controle no Bradesco
Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro
Capítulo 8 – Controle
Estudo de Caso – O Processo de Controle no Bradesco
1. O processo de controle de um banco como o Bradesco é dificultado por quais fatores contingenciais? Justifique.
As variáveis contingenciais que dificultam o processo de controle de uma organização como o Bradesco são, principalmente, sua dimensão de grande porte, a elevada importância de sua atividade e a estrutura organizacional descentralizada, dificultando o conhecimento de todas as demandas provenientes de suas mais de 3 mil agências e postos de atendimento espalhados por todo o Brasil e as necessidades de todas as empresas ligadas ao grupo.
2. O Bradesco nunca havia conseguido reunir dados sobre as demandas de todas as divisões e agências do grupo. Que falha de controle essa afirmação aponta?
A falta de sistematização e padronização das informações geradas por todas as divisões e agências do Bradesco promoveram deficiências no controle das demandas destas.
3. Descreva o sistema de controle que o Bradesco desenvolveu para lidar com o descontrole nos gastos da organização.
Para lidar com o descontrole nos gastos do Bradesco, em busca da racionalização destes e da melhoria do desempenho, foi criado o Programa de Inovação em Suprimentos, que visava a redução de gastos com materiais e serviços terceirizados, que compõem a maior parte das despesas da organização. Inicialmente, fez-se a identificação de todos os bens comprados e de todos os serviços contratados, para catalogá-los, analisá-los e estudá-los. A partir das informações geradas, segmentou-se os bens e serviços comprados, para agilizar as aquisições, centralizando compras diversas em um mesmo fornecedor. A terceira etapa foi a padronização dos materiais adquiridos, diminuindo-se custos, seguida pelo cadastro de todos os fornecedores aptos a atender as demandas da empresa, reduzindo-os. Então, desenvolveu-se um sistema de informação