Ka KA
Função administrativa de Controle é a última etapa do processo administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção. É relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização, para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. É monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.
Tipos de Controle
Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois busca impedir erros ao final do processo administrativo, analisando previamente a situação da empresa.
Controle concomitante (simultâneo) – Exercido ao mesmo tempo em que se realiza a atividade;
Controle posterior – Busca reexaminar atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou apenas confirmá-los.
Administração e controle
O controle constitui uma das funções do processo administrativo, de tal forma que a inexistência dessa função ou as deficiências que apresentar, têm reflexos diretos e negativos com a mesma intensidade nas demais funções, decretando invariavelmente a frustração parcial ou total dos seus objetivos.
Técnicas relacionadas com a função controle
1. Controle Financeiro
2. Sistemas de Informação
3. Auditoria
4. Benchmarking (processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes)
5. Normas ISO
6. Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard
A utilização do BSC como ferramenta de gestão estratégica e como uma das técnicas de avaliação do desempenho de controle, possibilita à organização vencer os desafios a que está sujeita, além de torná-la transparente através da divulgação de seu desempenho, bem como o alcance da realização de sua missão.
A construção do Balanced Scorecard, segundo seus criadores Kaplan e Norton (1992, 1993, 1996,