vitamina c e b12
A vitamina C é um nutriente essencial necessário para várias reações metabólicas. Os seres humanos não fabricam vitamina C, a qual é obtida pela alimentação e suplementos vitamínicos. A vitamina C tem função antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. Vitamina C também tem importância como um co-fator de enzima para a biossíntese de vários bioquímicos importantes. Melhora na absorção de ferro.
Fumar cigarros tem uma relação negativa com a quantidade de vitamina C na circulação sanguínea.
Falta e deficiência de vitamina C
O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Sem a vitamina C o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas.
Efeitos colaterais do excesso de vitamina C
A vitamina C possui pouca toxidade. O excesso de vitamina C pode causar indigestão, particularmente quando ingerida de estômago vazio. Quando tomada em altas doses, a vitamina C causou diarréia em adultos saudáveis. Sinais de intoxicação por excesso de vitamina C podem incluir náusea, vômito, diarréia, dor de cabeça, rubor na face, fadiga e perturbação no sono
Fontes e alimentos ricos em vitamina C frutas e vegetais. destacam-se: acerola, frutas cítricas,kiwi, brócolis, papaia, melão, uva, espinafre, manga, batata, tomate, couve-flor, repolho, morango, abacaxi, abricó, melancia, abacate, banana, maçã e pêra. Com relação às fontes animais, a vitamina C está mais presente no fígado e menos nos músculos. http://www.copacabanarunners.net/vitamina-c.html pq vitamina c?
Comer uma maçâ ou uma laranja extra todos os dias pode reduzir significantemente o risco de morrer precocemente por causa de câncer e de doença cardíaca, Um grupo de cientistas do Cancer Research da Grã-Bretanha afirmou que as pessoas com idade entre 45 e 79 anos que apresentam quantidades elevadas de vitamina C no sangue correm a