Estudo de Caso Anne Riley dispensada
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Cristiane Silva Ferreira
Trabalho da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas Tutor: Prof. João Teixeira de Azevedo Neto
Salvador
2005
Estudo de Caso :
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
Anne Riley: Dispensada
REFERÊNCIA:
Sucher, Sandra J; Andrews, Phillip. Anne Riley: Dispesanda, Harvard Business School, Case 612-008, 15/09/2011
Este caso descreve a experiência de Anne Riley , analista de 28 anos de idade, que foi demitida em 2008. O caso explora as emoções que sentiu ao longo do processo e como ela lidou com a experiência.
O caso inicia delineando o processo seletivo na empresa Storrow, em como decidiu sobre sua área de atuação, sobre o salário e benefícios oferecidos. Até que com a crise econômica mundial, depois de apenas 5 meses da sua contratação, se especulou sobre possíveis despensa. Depois disso, mostra as etapas vividas pela personagem diante da notícia de demissão.
A conversa com o chefe e o enfrentamento da notícia foi a primeira fase. O chefe esclareceu que sua demissão não havia sido baseada em suas habilidades ou mérito, mas pelo fato de estar no grupo há 5 meses, por ainda estar em processo de desenvolvimento profissional. Para Riley ainda foram oferecidos salário e benefícios até o fim do mês seguinte, além do bônus prometido durante as seleções.
As etapas seguintes foram a preocupação a curto e longo prazos, a decepção por não ter sido a indicada a permanecer na empresa e a raiva por acreditar ter sido iludida. De início pensou por quanto tempo ficaria desempregada que enfrentaria dificuldades financeiras até encontrar um novo emprego. Analisou os motivos de a balança não ter pendido para o seu lado, lembrou-se das vezes que ajudara seu oponente, a socialização dele na empresa e o fato de ser casado e ter um filho. E ainda pensava em quão havia sido enganadora a cultura