O NIVEL DE VIDA E A JUSTI A SOCIAL
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Economia foi-nos proposto a realização de um trabalho cujo tema é o Nível de Vida e a Justiça Social.
Esperamos com este trabalho poder explicar ambos os conceitos, a sua ligação e onde se enquadram neste momento no nosso país.
NÍVEL DE VIDA
O nível de vida é a capacidade de um indivíduo possuir, com o seu rendimento, um determinado conjunto de bens e de serviços. O seu poder de compra é, portanto, determinado pela relação existente entre o rendimento de que dispõe e o preço dos bens de consumo que podem ser adquiridos com esse rendimento.
Para avaliar as condições reais de existência de um indivíduo ou população, calcula-se o nível de vida através de indicadores de natureza qualitativa e quantitativa. Estes vão desde as taxas de evolução do PNB (Produto Nacional Bruto) e do rendimento per capita, à importância das infra-estruturas económicas e sociais, o nível dos salários reais, horas de trabalho, esperança de vida, taxa de mortalidade geral e infantil, número de médicos, de automóveis, etc. Todos estes aspectos não podem ser desvalorizados do significado que têm para o meio social concreto em análise, com a sua cultura e valores próprios, que condicionam, por exemplo, as especificidades do consumo. Mediante um padrão de necessidades de vida, o consumo de determinados bens e serviços define, então, o nível de satisfação de uma população.
O NÍVEL DE VIDA EM PORTUGAL ATUALMENTE
O custo de vida em Portugal aumentou consideravelmente na última década ou mais e nos grandes cidades está agora em torno da média da UE, embora ela ainda relativamente baixa nas zonas rurais. O país tem um baixo nível de vida em comparação com a maioria dos outros países da UE.
NOTÍCIA
Nível de vida dos portugueses 3º mais baixo do Euro
Portugal é o 10.º país mais pobre da UE, sendo o terceiro da Zona Euro, onde o poder de