transtorno bipolar projeto
CURSO DE PSICOLOGIA
CINDYANE GARBIN
THALITA PELES
TRANSTORNO BIPOLAR
PORTO UNIÃO
2014
CINDYANE GARBIN
THALITA PELES
TRANSTORNO BIPOLAR
Projeto de pesquisa da disciplina de Metodologia Cientifica do curso de Psicologia da Universidade do Contestado – UnC, campus Porto União.
Professor: Roque Hennemann.
PORTO UNIÃO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 4
1.2 PROBLEMA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 5
1.4.1 Objetivo Geral 5
1.4.2 Objetivos Específicos 5
2 REVISÃO LITERÁRIA 6
2.1 Tratamentos e medicações para transtorno bipolar 7
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO 9
4 RECURSOS 11
4.1 Recursos humanos 11
4.2 RECURSOS FINANCEIRO 11
4.2.1 Material de Consumo 11
4. 2.2 Material Permanente 11
5 CRONOGRAMA 12
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
Nesse projeto será apresentado o Transtorno Bipolar que já foi chamada antigamente de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela alternância de humor entre estados de euforia descontrolada que podem durar dias, semanas ou mesmo meses e pode gerar depressão, e períodos de normalidade. Uma doença ainda pouco conhecida, mas existe relatos deste distúrbio já em 460 a.C pelo grego Hipócrates.
1.2 PROBLEMA
É uma doença de grande impacto que deve ser diagnosticada, e tratada adequadamente, o indivíduo com esse distúrbio tende a ter problemas no trabalho, e com seus familiares, a saúde é afetada além do sofrimento psicológico. O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão e tentar suicídio e no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro em um só dia, por exemplo. Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa o transtorno bipolar. É provável que não exista um fator único, mas combinações de fatores que propicia o desenvolvimento da bipolaridade. A genética certamente tem influência, podendo aumentar a probabilidade de