Anne Riley: Dispensada
Anne Riley: Dispensada
REFERÊNCIA:
Anne Riley: Dispensada, 2011. Disponível no site Estácio, Biblioteca da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas.
RESUMO:
O texto relata, em sua essência, a experiência vivida pela personagem Anne Riley após ser dispensada da empresa Storrow. Riley formou-se em Contabilidade focada na área de finanças, trabalhou como analista em um dos maiores bancos de investimento do mundo e decidiu trilhar sua carreira em outro negócio antes de fazer um MBA.
Inicia descrevendo como foi competitivo e desgastante o processo seletivo na nova empresa, em como decidiu sobre sua área de atuação e sobre o salário e benefícios oferecidos. Até que com a crise econômica mundial, depois de apenas 5 meses da sua contratação, especulou-se que despensas poderiam acontecer. Depois disso, mostra as fases vividas pela personagem diante da notícia de demissão.
A conversa com o chefe e o enfrentamento da notícia foi a primeira fase. Segundo o chefe de seu grupo, a decisão por sua demissão na havia sido baseada em suas habilidades ou mérito, mas pelo fato de estar no grupo há 5 meses por ainda estar em processo de desenvolvimento profissional. Para Riley ainda foram oferecidos salário e benefícios até o fim do mês seguinte, além do bônus prometido durante as seleções.
As fases seguintes foram a preocupação a curto e longo prazos, a decepção por não ter sido a escolhida a ficar e a raiva por acreditar que foi enganada. De início pensou por quanto tempo ficaria desempregada que enfrentaria dificuldades financeiras até encontrar um novo emprego. Analisou os motivos de a balança não ter pendido para o seu lado, lembrou das vezes que ajudara seu oponente, a socialização dele na empresa e o fato de ser casado e ter um filho. E ainda pensava em quão havia sido enganadora a cultura da empresa, tão respeitada por suas políticas progressistas e que respeitava a diversidade.
Os primeiros dias seguintes a