ap estado e administracao publica
"Destaque e comente 2 ações recentes do Estado brasileiro que você considera relevantes e procure analisar as contradições destas ações, no sentido de identificar em que sentido elas favorecem este processo de dominação."
Resposta Sugerida
Os programas de políticas compensatórias, como o Bolsa Família, são ações recentes do estado Brasileiro extremamente contraditórias e que acabam favorecendo o processo de dominação. Se por um lado esse programa conseguiu tirar 11 milhões de pessoas da linha de miséria com uma ação imediatista, por outro lado ele não resolve o problema, ou seja essa pessoas continuam não ingressando no mercado de trabalho, não tem escolas dignas para seus filhos, não tem oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Esta “se dando o peixe mas não está ensinando o homem a pescar”. As pessoas agraciadas por essas politicas preocupam-se em não perder esses “benefícios” e esse é o grande problema pois não percebem que estão sendo dominadas e perdendo oportunidades.
Outra ação recente do Estado é o incentivo a politica de cotas para negros, indios e pobres nas universidades. Outra solução imediatista que não resolve o problema: Proporcionar educação de base de qualidade com professores motivados e bem remunerados e, nesse caso, pior ainda pois tira todo o mérito de negros, indios e pobres que conseguiram suas vagas antes das cotas, os quais passam a ser vistos como prováveis cotistas, ou seja é o incentivo ao racismo e não a solução. Não dar base de conhecimento para a população pensar, questionar e decidir sobre seu futuro é a pior forma de dominação do Estado sobre seu povo. Um povo ignorante não questiona. Isso que precisa ser mudado. Fazer o povo pensar que entrar na universidade por meio de cotas é a solução, é a forma mais vil de dominação. A universidade deveria ser para quem realmente quer seguir aquela carreira e não um simples trampolim para um salário melhor. Um bom técnico é tão