Educação física
MOCIDADE PORTUGUESA FEMININA
E A EDUCAÇÃO FÍSICA LICEAL
SIMILITUDES E DIFERENÇAS
CARLOS FERREIRA
PORTO, 2007
A EDUCAÇÃO FÍSICA DA
MOCIDADE PORTUGUESA FEMININA
E A EDUCAÇÃO FÍSICA LICEAL
SIMILITUDES E DIFERENÇAS
A elaboração da presente dissertação foi especialmente escrita com o objectivo da concessão do grau de mestre, após a sua discussão e aprovação, de acordo com o Decreto-Lei nº 216/92, de 13 de Outubro.
Autor
CARLOS FERREIRA
Orientadora
Prof.ª Doutora Zélia Matos
PORTO, 2007
Ferreira, C. A. M. (2007). A Educação Física da Mocidade Portuguesa
Feminina e a Educação Física Liceal: similitudes e diferenças. Porto: C.
Ferreira. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Desporto da
Universidade do Porto.
PALAVRAS-CHAVE: ESTADO NOVO, LICEU, MOCIDADE PORTUGUESA
FEMININA, RAPARIGA, EDUCAÇÃO FÍSICA.
IV
AGRADECIMENTOS
Muito do que somos é produto da nossa ambição e da capacidade em iniciar a caminhada, após o sonho. Mas, para que este se torne em realidade, temos de ter também, ao pé de nós, pessoas que sejam a luz, a amizade, o conforto, a bengala, o abraço, o beijo e o amor nos momentos difíceis.
Estas palavras impressas a tamanho doze são pequeninas para agradecer a todos aqueles que connosco fizeram esta tese de mestrado.
○ À orientadora científica, Prof. Doutora Zélia Matos, pela disponibilidade e saber demonstrados, muitas vezes em situações penosas, e pelos oportunos caminhos apontados.
○ Ao Prof. Doutor Manuel Loff, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, por ter atentamente escutado as minhas hesitações e com elevada qualidade ter-me dado incentivo e sugestões, que muito me honraram.
○ À Dr. Paula Bonifácio, da Biblioteca Pública Municipal do Porto, pelo gosto que imprime ao seu trabalho diário, pela sua simpatia e extrema disponibilidade para com todos os que a solicitam.
○ Aos meus pais por, embora fisicamente longe, terem estado comigo nestes últimos 17