Estudo da gastronomia brasileira no brasil
Como toda culinária, a brasileira é formada por cozinhas regionais. São muitas as suas influencias e a partir disso muitas adaptações e variações surgiram.
Possuímos varias cozinhas, como a sertaneja, nordestina, caipira, tropera mineira dentre outras, e a junção delas forma a nossa culinária.
Com variedades de produtos e de temperos, a culinária brasileira tornou-se muito variada e muitas vezes pouco explorada, e sempre sendo julgada por seus sabores menos explorados.
Sendo assim resume-se que nossa culinária é uma grande mistura de tradições e culturas.
Neste artigo iremos abordar as influências que a gastronomia brasileira teve em sua origem e como ela esta atualmente, tento como foco principal a cidade de São Paulo 1.1 A evolução da gastronomia brasileira no tempo/mundo
Já são mais de 500 anos de evolução culinária no brasil, a partir de quando o índio brasileiro teve contato com o povo europeu, antes onde era tido como uma culinária a caça, peixes, farinhas, pirão, caldos, mingaus etc. Mudou após a chegada do europeu, tivemos um incremento no cardápio brasileiro com a introdução de especiarias, presunto, vinhos, pão, açúcar e outros, abriu-se um novo horizonte para a gastronomia brasileira.
Devido ao clima e geografia de cada região, temos uma peculiaridade gastronômica em cada canto do Brasil, e podemos dizer que hoje não temos um prato típico brasileiro e sim vário pratos típicos, apesar de ser uma unanimidade brasileira o arroz com feijão.
Na região norte onde para muitos a região que possui a culinária mais típica brasileira, possui uma forte presença indígena, possui suas raízes na cultura amazônica, mas com o tempo sofreu muito a influencia de outros povos, principalmente pelos portugueses logo no começo de sua colonização. Já na época do ciclo da borracha teve influencia também de povos como os japoneses, libaneses, italianos e pelos próprios nordestinos.
Já a culinária nordestina é marcada pelo clima, com uma forte influencia