Ensaio Sobre o Cenário Gastronomico Atual
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos
Come-se cultura
Trabalho apresentado à Prof. Ana Lúcia Lage, do componente curricular “Estudos sobre a Contemporaneidade”, da turma ____, turno noturno, do curso de Gastronomia.
Salvador, 12/12/2014.
Come-se cultura
1. INTRODUÇÃO
O homem evoluiu, o mundo mudou e a comida sempre esteve presente. As pessoas trabalham durante todo o dia, chegam em casa cansadas, resolvem diversos problemas e nem percebem que nesse meio tempo ela se alimentaram diversas vezes. Dessa forma a discussão relacionando Gastronomia e Cultura vem a tona. Discussão essa que vem sido protelada e com ascensão do “Gourmet”, das escolas de gastronomia e dos grandes chefs as habilidade culinárias têm estado em evidencia, provocando o tão esperado inicio do embate para que a Gastronomia seja, oficialmente, reconhecida como cultura. O reconhecimento já está na cabeça de muitos brasileiros, mas falta o toque final para que o paladar seja valorizado, isso virá com o a declaração oficial da gastronomia como cultura.
Para que haja uma discussão embasada sobre o assunto é necessário conhecer diversas práticas alimentares executadas há séculos. A gastronomia que vemos hoje nada mais é um resultado do que sempre foi: Algo que está todo dia presente na vida do ser humano e que a cada dia vem sendo aprimorada. Se compararmos a gastronomia com o mundo da moda veremos diversas semelhantes, como tendências, história, multinacionalidades, reciclagem de antigas práticas, descobertas e critério na execução, mas se a moda é tão admirada, por que a Gastronomia também não é? A resposta é simples, as pessoas não vêm a gastronomia presente no dia-a-dia, vêm a comida como necessidade fisiológica, é necessário conhecer vários aspectos dessa arte para compreender o porque da gastronomia ser sim cultura.
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
De acordo com o dicionário Michaelis Cultura é sistema de