Soluções e molaridade
Introdução
Solução é qualquer mistura homogênea, é todo sistema no qual uma substância se distribui sob a forma de pequenas partículas, uniformemente sobre outra substância.
A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções.
Tipos de soluções: * Solução líquida (ex.: refrigerantes). * Solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho). * Solução gasosa (ex.: ar atmosférico).
Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente: * Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução. * Solvente é a substância que dissolve o soluto.
Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções: * Solução Insaturada (ou não saturada) - É quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade. * Solução Saturada - É quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente. * Solução Sobressaturada (ou supersaturada) - Isto só acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.
Unidades de concentração
Podemos estabelecer diferentes relações entre a quantidade de soluto, de solvente e de solução. Tais relações são denominadas genericamente concentrações.
a) Concentração comum (C)
Também chamada concentração em g/L