Chuva
Aluna: Brenda Lee Amorim Moraes Série: 2° ano Turma: H
Professor: Jansen Disciplina: Química
MISTURAS DE SOLUÇÕES
Salvador 2012
Introdução
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Tendo como objetivo, treinar a técnica do preparo, diluição e mistura de soluções e comparar os resultados com a teoria e os padrões de concentração.
Mistura de soluções
Assim como visto em diluição das soluções, a misturas de soluções está bastante presente no nosso cotidiano. Misturamos café com leite no café da manhã; misturamos suco de limão com cachaça para fazemos uma caipirinha. É também comum num laboratório ocorrer misturas mais até que diluições.
As misturas podem ser feitas com soluções de mesmo ou de diferentes solutos (nesse último caso, poderá ocorrer reação ou não entre os solutos). São exatamente esses casos que veremos. Em todos os casos consideremos que o solvente é o mesmo.
Misturas de soluções de mesmo soluto
Quando misturamos soluções de mesmo soluto, obtemos uma nova solução de concentração intermediária às das soluções misturadas. Nesse caso, a massa total de soluto da solução final será a soma das massas dos solutos das soluções iniciais. Da mesma forma, o volume final será a soma dos volumes das soluções iniciais. Consequentemente temos: C = C’V’ + C”V” V’ + V"
Misturas de soluções de solutos diferentes
Esse é um tipo de mistura bastante complicada. Se os solutos não reagem, não podemos somar as quantidades de matéria. Devemos nesse caso considerar cada