chuvas
Chuva é um fenómeno através do qual ocorre precipitação de água sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, entretanto: algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenómeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.
Durante o fenómeno da precipitação, gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajectória de queda, ou por outros fenómenos. Quando duas pequenas gotas de água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenómeno denominado coalescência.2
Desenvolvimento
Estes fenómenos podem ser dividido em três tipos que falarei em seguida
Chuvas orográficas: esse nome é dado àquelas chuvas que têm sua origem a partir do contacto de uma massa de ar húmida com uma área de relevo mais elevado. Desse modo, quando a massa de ar se depara com um obstáculo imposto pelo relevo, ela se eleva e ganha altitude. Com isso, a temperatura do ar tende a cair, promovendo a condensação de água (estado gasoso), daí formam-se as nuvens que logo promovem a chuva. Chuvas convectivas: chuvas que se originam da elevação do ar para maiores altitudes, com isso há o resfriamento do vapor d’ água que promove a condensação das gotículas de água presentes nas nuvens, originando nuvens carregadas que se revertem em chuvas. Esse tipo de chuva tem uma incidência maior em regiões de predominância de clima tropical e equatorial, chamadas de torrenciais, geralmente são rápidas e com a ocorrência de trovões e relâmpagos.
Chuvas frontais: chuva proveniente da colisão entre massas de ar de características distintas, por exemplo, massas de ar frio com uma de ar quente. Fato que causa as frentes frias e quentes.
Chuvas ácidas:é a precipitação atmosfera cuja acidez seja