chuvas
As nuvens são formadas a partir da evaporação da água de rios, mares, lagos, piscinas e até mesmo do corpo humano (através da transpiração). O vapor de água se condensa e forma a nuvem quando as nuvens ficam muito carregadas de água e atingem altitudes elevadas, diminuindo assim a temperatura, ocorrem as chuvas.
A chuva significa precipitação da água atmosférica sob a forma de gotas onde este cai em grande quantidade
A chuva é um fenómeno climático que ocorre da seguinte forma:
1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;
2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;
3º - Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado)
4º - Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
5º - Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
Embora muitas pessoas não gostem das chuvas, elas são fundamentais para o nosso planeta, pois contribuem para o desenvolvimento das diversas formas de vida (animal e vegetal).
Desenvolvimento
Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de humidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazónica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.
Índice Pluviómetro
Para poder acompanhar a quantidade de chuvas numa determinada região, os pesquisadores climáticos criaram o índice pluviómetro (medido em milímetros). Este é calculado da seguinte forma: as estações meteorológicas marcam um espaço no terreno de uma determinada região. Medem e acompanham a quantidade de chuva que cai ali durante o ano. Este