Revolução Francesa
Revolução Francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre de maio de 1789 e novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início a Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “Liberdade Igualdade e Fraternidade”, frase de autoria de Jean Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do Século XIX, fazendo a passar por várias repúblicas, uma ditadura uma monarquia constitucional e dois impérios.
COMO ACONTECEU A REVOLUÇÃO FRANCESA:
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.
No mês de agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os