Titulação
Relatório:
Preparação e padronização de uma solução
TITULAÇÃO
2013
Título: Preparação e padronização de uma solução de 0,1 mol/L de HCl
Introdução: Soluções são misturas homogêneas na qual é possível distinguir individualmente cada um dos seus componentes. Os componentes de uma solução são chamados de soluto e solvente. Soluto: é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução. E o solvente é a substância que dissolve.
Classificação das soluções:
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções: -Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
Para determinar a concentração em mol/L de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados.
Objetivo: Observar a reação de neutralização do HCl.
Realizar cálculos para obter a molaridade do HCl;
Material: Béquer, Balão