ATM - Caso de Estudo
Estudo de Caso: Automated Teller Machine (ATM)
Introdução
Um caixa automático (ATM) é um dispositivo de telecomunicação computadorizado que permite aos bancos oferecer serviços financeiros aos clientes. Um ATM suporta transações financeiras básicas por espaços clientes públicos, sem a necessidade de caixas de banco. Além das economias de custo devido a operação do ATM pelos clientes, os bancos também beneficia da exposição da marca. Além disso, existem lucros quantificáveis obtidos de ATM vendas de publicidade.
Para interagir com um caixa eletrônico, o cliente deve usar um cartão magnético, para acessar os serviços, e tem uma conta no banco associado ao cartão Multibanco. Entre as transações financeiras, os clientes são capazes de fazer uso da máquina ATM, são: para ver o seu saldo da conta, para sacar dinheiro (ou seja, tirar dinheiro de uma conta) e fundos de depósito (ou seja, o dinheiro local em uma conta).
Antes de fornecer o serviço financeiro para os clientes, um fator crítico é a concepção e implantação do serviço de negócio, eo correspondente serviço de TI, que é apoiado pela ATM.
Primeiro, o local de instalação ATMs devem ser adequadamente planejado: mais movimentados locais (uma média de 600 transações por mês) são preferíveis, o que significa manchas que ficam tráfego bom pé e muita gente comprando coisas. Menos lugares visitados poderia significar cerca de 300 transações por mês.
ATMs escolha dos locais pode envolver, além das instalações bancárias próprias (ou seja, ramos), fazendo acordos com os donos de lojas e postos de gasolina para o alojamento, bem como a procura dos locais como shopping centers. Ao procurar por um local, a chave é encontrar um lugar onde as receitas superam as instalações e os custos da operação do ATM. O custo da habitação pode atingir, dependendo de como é o lugar ocupado, a partir de € 30 a € 400 por mês. Quanto às receitas, de cupons de recebimento aos anúncios multimídia, caixas automáticos