dores faciais
Disfunção atinge principalmente jovens, adultos e mulheres; tratamento deve ser feito por dentista
Sentir dores na região temporal, pontada no ouvido, ranger os dentes e sofrer estalos na mandíbula são sintomas de estresse. Especialistas afirmam que existem sete milhões de pessoas que sofrem com a doença. O tratamento deve ser feito com um profissional da área de odontologia. O problema chama-se DTM (Disfunção Temporomandibular) ou como também é conhecida,dororofacial.
A DTM significa uma alteração que ocorre na articulação da mandíbula. O distúrbio pode atingir pessoas de quaisquer faixas etárias. Dentre os sintomas da DTM, a dor, que é um deles, está diretamente ligada ao estresse. A afirmação é feita pelo dentista Takayuki Oizumi, graduado em odontologia pela USP de Bauru, com especialização em ortodontia, ortopedia funcional e prótese e com mais de 30 anos de experiência. “Estudos apontam que a dor relacionada à DTM é desencadeada pelo estresse”, frisa o dentista.
Tratamento/ Segundo Takayuki, o tratamento da disfunção inclui duas etapas: confirmação da dor associada à DTM, por meio de radiografia e da colocação de uma peça de acrílico na região entre os dentes caninos (chamada front-plateau) e, em seguida, concluído o diagnóstico da doença, é realizada a correção, que pode ser feita por meio de variados procedimentos, sendo um deles a colocação de aparelho fixo ou móvel.
Como a dor é associada ao estresse, o tratamento pode incluir o acompanhamento de um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra que vai auxiliar o paciente a tratar o emocional.
Sintomas
Estalos ou crepitações na articulação, bruxismo (ranger dos dentes, à noite) ou britismo (ranger durante o dia), sensibilidade nos dentes e dor na região posterior do pescoço, ombros e braço, que pode comprometer, até mesmo, a postura.
Mandibular
AS DORES DE CABEÇA PODEM SER TRATADAS COM A AJUDA DO CIRURGIÃO DENTISTA?
Muitas pessoas sofrem de dores de