Stella
Introdução:
Objetivos:
-Estudar as associações de resistores em serie e em paralelo
-Verificar as Leis de Kirchhoff: lei dos nós e lei das malhas
Material Utilizado:
-Fonte de corrente continua
-Multiteste
-Resistores
-Cabos
Lei de Hooke
Objetivo:
-
Introdução:
Todo material sobre o qual é exercida uma força, sofre uma deformação que pode ou não ser observada. A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe nos materiais quando comprimidos ou distendidos. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde é fácil notar a deformação ocorrendo. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto a mão como o concreto, sofrem deformações, apesar de não serem facilmente visualizados.
A força restauradora surge sempre para recuperar o formato original do material e vem das forças intermoleculares que mantém as moléculas e átomos unidos. Então, uma mola esticada ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original devido a ação dessa força restauradora. Quando o material volta a sua forma original após encerrada a força que gerou a deformação, diz-se que a deformação é pequena, pois quando as deformações são grandes, o material pode adquirir a deformação permanente, ou seja, ele não retorna a sua forma original. Analiticamente a lei de Hooke é dada pela equação: F = -k.x , onde k é a constante de proporcionalidade chamada de constante elástica da mola, e é uma grandeza característica da mola. O sinal negativo indica o fato de que a força F tem sentido contrário a x. Se k é muito grande, significa que deve-se realizar forças muito grandes para esticar ou comprimir a mola. Se k é pequeno, quer dizer que a força necessária para causar uma deformação é pequena. No regime elástico há uma dependência linear entre F e a deformação x.
A lei de Hooke consiste basicamente no fato que de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante alcança até um certo limite,