Estudo analise do Comportamento
1. Indique as principais filosofias de base da Análise do Comportamento e descreva as principais características de cada um delas.
Determinismo: influência do comportamento na vida da pessoa.
Interacionismo: interação organismo e ambiente.
Naturalismo: todo comportamento é natural (parte da natureza humana).
Monismo: se opõe ao dualismo, coloca mente e corpo unidos.
Pragmatismo: utilidade prática do conhecimento científico.
Behaviorismo Radical: filosofia da ciência, principal base análise do comportamento, define que o comportamento se da em interação com o ambiente, por isso trata também do comportamento operante que é aquele que por definição opera no ambiente.
2. Descreva o Behaviorismo Metodológico.
O behaviorismo metodológico de WATSON entende o comportamento apenas como respostas públicas dos organismos. A questão da observabilidade é central. Somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento. Essa admissão decorre apenas por uma questão de acessibilidade, ou seja, não seria possível uma ciência de eventos privados simplesmente por eles serem desta ordem, privados. Essa visão, chamada de "behaviorismo meramente metodológico" por Watson, se distancia da visão Behaviorista Radical que inclui os eventos privados no escopo das ciências do comportamento e a interpretação como método legítimo.
O Beharviorismo metodológico e a Pratica (?) de pesquisa que estuda comportamento observaveis. S->R dividido em meta físico e físico (dualismo) compreende comportamentos como automáticos que é o mecanismo – John Whatson
3. Descreva o Behaviorismo Radical.
Behaviorismo radical considera o comportamento selecionado, por níveis de seleção sendo: filogenético; inato/já nascemos com ele. Ontogenético; aprendido ao longo da vida (história pessoal). Cultura; coletivos, normas, regras sociais. o Beharviorismo