Estudante
CAPÍTULO I
SEÇÃO I
RESPONSABILIDADES E DEVERES
Art. 12 - Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de Enfermagem livre de danos. decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
PROIBIÇÕES
Art. 29 - Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente. SEÇÃO II
RESPONSABILIDADES E DEVERES Art. 39 - Participar da orientação sobre benefícios, riscos e consequências decorrentes de. exames e de outros procedimentos, na condição de membro da equipe de saúde.
Art. 40 – posicionar-se contra falta cometida durante o exercício profissional seja por imperícia, imprudência ou negligência.
PROIBIÇÕES
Art. 42 - Assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas. ações sejam assinadas por outro profissional.
Art. 43 - Colaborar, direta ou indiretamente com outros profissionais de saúde, no. descumprimento da legislação referente aos transplantes de órgãos, tecidos, esterilização, fecundação artificial e manipulação genética
SEÇÃO III
RESPONSABILIDADES E DEVERES
Art. 48 - Cumprir e fazer os preceitos éticos e legais da profissão.
CAPÍTULO V
DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES
Art. 112 - A caracterização das infrações éticas e disciplinares e a aplicação das respectivas penalidades regem-se por este Código, sem prejuízo das sanções previstas em outros. dispositivos legais.
Art. 113- Considera-se Infração Ética a ação, omissão ou conivência que implique em. desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de
Enfermagem.
ANATOMIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema inclui as vias respiratórias, os pulmões, o tórax ósseo, os músculos respiratórios e o sistema nervoso central (SNC). Tais órgãos nos fornecem oxigênio para a corrente sanguínea e remover o excesso de gás carbônico do corpo, as vias respiratórias são divididas em superiores e