Processo de fabricação
DESCRIÇÃO TEORICA TORNO/TORNEAMENTO 4
Torno 4
Torneamento4
Tipos de Torneamento 5
DESCRIÇÃO TEORICA FRESADORA/FRESAMENTO 5
Fresadora 5
Fresamento6
Tipos de Fresamento7
DESCRIÇÃO DAS MAQUINAS DO LABORATÓRIO 8
Torno8
Fresadora 8
FOTOS DO PROCESSO DE USINAGEM 9
FOTOS DAS MAQUINAS 9
ANEXO 1 (DESENHO PEÇA 1)10
CALCULOS EFETUADOS11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
DESCRIÇÃO TEORICA TORNO/TORNEAMENTO
Torno
Torno mecânico universal é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote (PLACA) de três castanhas ou fixada entre os contrapontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas. O torno mecânico universal é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.
Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Basicamente é composto de uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, que por exigências de durabilidade e precisão são temperadas e retificadas. O barramento é a base de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessórios, como lunetas, cabeçote fixo e móvel, etc. Para movimentos longitudinais, um torno básico têm um carro principal e um carro auxiliar para movimentos precisos e para movimentos horizontais um carro transversal.
Através deste