Processos de fabricação
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DA LANCHA DIAMOND 300
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Professor: LÁZARO
Ana Caroline Santos de Almeida, Cristiane Rodrigues dos Santos, Fabíola Santos Marques, Ivan Carlos da Silva, Joyce Carolina Fonseca de Souza Roza, Ludmila Aparecida da Silva Neves, Magna de Fátima Vieira Fontes, Robert Ribeiro Leite.
Resumo- Este artigo irá introduzir o leitor ao conhecimento da indústria náutica. Tratará do método de fabricação de uma lancha, abrangendo suas devidas etapas e os materiais necessários. Terá informações sobre tamanho, qualidade, potência, motor e até mesmo alguns acessórios a parte que serão mais utilizados. Mostrará a titulo de curiosidade para os leitores alguns modelos e informações adicionais sobre os locais em que se pode usar uma lancha.
Palavras-chave__Lancha, matéria-prima, fabricação.
1. Introdução
Atualmente as embarcações são fabricadas de fibra de vidro, mas também podem ser feitas em aço, alumínio e madeira. As Principais matérias primas são, fibra de vidro, resina poliéster, catalisador, tecido de fibra de vidro, massa rápida, entre outros. Os barcos nacionais geralmente são brancos, pois o principal argumento é que o Brasil é um país de clima tropical, muito quente no verão, e um barco escuro absorveria muito calor. Outras cores como vermelho, verde, azul já predominam em alguns países da Europa.
Os seus valores podem sofrer alterações, dependendo de sua motorização, tamanhos e opcionais à escolha do cliente. O que também pode alterar o valor da embarcação é a escolha da motorização: diesel ou gasolina, sendo que o consumo de motor a gasolina pode chegar a 30% mais que o diesel. A fabricação de uma lancha pode ser dividida em seis etapas: Aplicação do Gel, laminação, desmolde, chumbagem, acabamento e montagem. Algumas etapas simples e outras complexas.
2. Revisão Bibliográfica
2.1 A indústria náutica brasileira
O segmento náutico