Processo de fabricacao
Estudo Dirigido
Projeto LOCOMOTIVA
Indice
1-Objetivo
2-Introdução
3-Fundamentos Teóricos
3.1-Processos de Fabricação por Usinagem
3.2-Classificação dos Processos de Usinagem
3.3-Geometrias das Ferramentas de Corte
3.4-Torneamento
3.5-Fresamento
3.6-Furacão
3.7-Velocidade de Corte
3.8-Velocidade de Avanço
4-Descrição da Pratica
5-Conclusão
Índex A
Índex B
Índex C
Objetivo
O principal objetivo desse relatório é demonstrar as operações possíveis no processo de usinagem por um torno mecânico (convencional, ROMI-S20) e os princípios básicos do funcionamento de uma Fresadora. Operações como o: Manuseio; movimentos de corte e avanço; condição de corte; formação de cavaco; esforços de corte e o desgaste da ferramenta. Obtenção de conhecimento de aplicação e finalidades de equipamentos e ferramentas como também conhecimento de processos de usinagem e suas classificações aprendidas em sala de aula. Ou seja, serão abordados apenas os processos aprendidos em sala de aula.
Introdução
Usinagem, é um processo de fabricação mecânica, onde a peça final é obtida através da remoção de material sendo de cavacos ou farpas de uma peça bruta, definimos cavaco como a porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular, remoção esta feita através de ferramentas monocortantes ou multicortantes. A usinagem possibilita uma precisão dimensional e um acabamento superficial incomparável, sendo que a maioria das peças, mesmo quando obtidas através de outros processos, recebe seu forma final através do processo de usinagem. Porém, quanto maior a precisão exigida no acabamento, mais complexo e automatizado se torna o processo de usinagem e, portanto, maiores os custos.
Ainda se é possível executar-se a retirada de cavacos através de trabalho manual (limagem, serragem, etc.), tendo pouca precisão neste caso, por meio de máquinas que usam ferramentas para a execução de cada etapa do