Conhecimento em descartes
Palavras-chave: Conhecimento, método, verdade.
Introdução
O que é o conhecimento? Problemática perpassa há muito tempo na história da humanidade, e esta presente em diversas ciências e na filosofia não é diferente. A filosofia trata o próprio conhecimento como objeto. Na história da filosofia dois aspecto são constantes o teórico, que trata do problema do ser e do conhecimento e o prático que trata o problema da ação.
Para os primeiros filósofos a verdade, alethéia é a presença, a manifestação, o desenvolvimento e o desocultamento do que podemos conhecer. Na Idade Média o cristianismo introduziu algumas distinções que romperam com a ideia grega, que passa pelo viés pela fé cristã e é neste contexto, que nascerá Descartes.
René Descartes nasce em 1596 em La Haye, França. Com oito anos, ingressa no colégio jesuíta, em La Flèche. Apesar de ter estudado um dos melhores colégios de sua época ao concluir ver em não ter proveito nenhum no conhecimento e não busca outra ciência do que o conhecimento de si mesmo ou no grande livro do mundo . Traça um itinerário para voltar ao caminho certo, do qual aumenta gradativamente o conhecimento sem sombra de duvida e do erro, isto é pelo método que formulou e chega a uma certeza ‘cogito ergo sum’. No entanto Descartes alerta que o método é uma via para se chegar à verdade. Apenas mostra como reformou as bases de sua própria razão, descontruindo o que até então havia adquirido como conhecimento, cujo conduziu ao erro e a duvida. Há quase quatro séculos em que se perpassaram desde em que o método foi escrito e é de muita relevância ainda hoje por algumas áreas das ciências como via para se chegar ao conhecimento.
O que é o conhecimento?
A