Resgate histórico da politica de saúde e a construção do arcabouço legal
Senhor do Bonfim - BA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO............................................................................................4
CONCLUSÃO.........................................................................................................8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................9
1. INTRODUÇÃO
A política de saúde no Brasil estar vinculado ao desenvolvimento do capitalismo industrial do complexo de relação sociais a ele inerente, articulando as determinações sócio-históricas. Até a Constituição Federal de 1988, as poucas ações de atenção á saúde estiveram vinculadas ao trabalho formal somente com promulgação do texto constitucional o atendimento a saúde passou ser universal, direito de todos e dever do Estado.
Neste trabalho faz-se uma breve explanação da trajetória da política de saúde no Brasil, contextualizando os movimentos e reformas ocorridas na década de 80 e contemplação de sua proposta no texto constitucional, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) até os dias atuais.
2. DESENVOLVIMENTO
A intervenção do Estado no setor de saúde teve início mais efetivamente na década de 30, quando a conjuntura econômica e política da época exigiu a implementação de políticas sociais que respondessem ás questões sociais de forma mais eficaz sociais e sistematizada. Embora já houvessem ocorrido na década de 20 algumas ações neste sentido com criação em 1923 das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP´S), instituída pela Lei Eloy Chaves, não pode ser considerado como propriamente uma intervenção estatal, pois eram organizadas por empresas e categoria profissionais e embora regulada pelo Estado, não permitia o