estudante
1. INTRODUÇÃO Alegria, tristeza, medo, prazer, raiva são exemplos do fenomeno da emoção. O comportamento periférico é a maneira como a emoção se expressa e envolve os padrões da atividade motora, somática e visceral, que são caracteristicos de cada tipo de emoção de cada especie. Por exemplo, a raiva se manifesta diferente no homem,no gato e no chimpanzé; a legria no homem se manifesta através do sorriso e em um cachorro pelo abanar da cauda.
Durante muito tempo pensou-se que os fenômenos emocionais estariam na dependência de todo o cérebro. Hess ganhou o nobel de medicina há cerca de 50 anos, demonstrar que esses fenomenos estao relacionados com áreas específicas do cérebro. ( falar do procedimento ). Sabe-se hoje, que as áreas relacionadas com os processos emocionais ocupam territórios bastante grandes no encéfalo, destacando-se: HIPOTÁLAMO, ÁREA PRÉ-FRONTAL E SISTEMA LIMBICO. A maioria também esta relacionadas também com a motivação, em especial com os processos motivacionais primarios ( estados de necessidade ou desejo essesnciais a sobrevivência, como fome sede e sexo. Por outro lado, as areas encefalicas ligadas ao comportamento emocional controlam tb o SNAuto.ja que ele participa da expressão das emoções.
2. TRONCO ENCEFÁLICO
Estão localizados varios nucleos de nervos cranianos, viscerais ou somaticos, além de centros viscerais como respiratório e vasomotor. O papel do TE é principalmente efetuador, agindo basicamente na expressão das emoções. * Alguns dados sugerem que a substancia cinzenta do mesencéfalo e a FR podem ter papel regulador de algumas formas de comportamento agressivo.
3. HIPOTALAMO
Reglaçao dos dos processos motivacionais e dos fenômenos emocionais. A participação do Hona regulação do comportamento emocional, evidenciada pela 1º vez por Hess, foi amplamente confirmada em varios animais e no homem. Estimulações eletricas em animais n anestasiados