Estudante
ENGENHARIA DE
ESTRUTURAS
MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO A
ENGENHARIA ESTRUTURAL
AULA 3 – AÇÕES: TIPOS,
CLASSIFICAÇÕES E IDEALIZAÇÕES
SUMÁRIO
Definição
Tipos de Carregamentos:
Concentrado
Distribuído por metro linear
Distribuído por metro quadrado
Tipos de Carregamentos Atuantes nas Estruturas
Definição
Sabe-se que na antiguidade não havia o cálculo ou o projeto estrutural. A evolução acontecia de uma obra para outra na base da tentativa e do erro. Muitas vezes uma obra que demorara até centenas de anos para chegar até um determinado estágio não suportava os carregamentos impostos até mesmo pelo próprio peso da estrutura e desabava. Então, não restava nada a fazer senão aprender com o erro ocorrido e recomeçar a construção.
Um fator que colaborou com a evolução de uma obra do ponto de vista estrutural, foi a observação das forças da natureza.
Esta observação permitiu que os elementos estruturais tivessem dimensões cada vez menores e também permitiu que os vãos se tornassem cada vez maiores.
Definição
Exemplo: A copa, o tronco e as raízes uma árvore poderiam perfeitamente servir de exemplo para a construção de uma laje sobre um pilar apoiado na sua fundação.
Definição
Com o surgimento da Revolução Industrial, foram surgindo novas técnicas e novos materiais. Com estas técnicas e materiais, alguns modelos teóricos, ou seja, explicações, para as forças da natureza foram descobertos. Baseados nestes modelos teóricos surgiram então os projetos mostrando que uma obra poderia ser construída sem a necessidade de experimentos com obras anteriores (acabou o processo de tentativa e erro).
O primeiro fator a ser considerado quando da execução do projeto estrutural de uma obra são os carregamentos nela atuantes. Definição
Carregamento: qualquer influência que causa forças ou deformações em uma estrutura
Trabalharemos com três tipos de carregamentos:
Concentrado;
Distribuído por metro (linear);
Distribuído