atps de processo gerenciais
Introdução
A crescente preocupação com a qualidade de vida envolve a preocupação ambiental, pois a sociedade, por meio da evolução científica e tecnológica, descobriu que as condições ambientais são importantes para a saúde e para o seu bem-estar, tanto em curto, como também em longo prazo. Segundo a Teoria de
Gaia (Lovelock 2006), o planeta Terra é um sistema auto- regulador, constituído da totalidade dos organismos, rochas da superfície, oceano e atmosfera estreitamente unidos. Este sistema está em contínuo processo de evolução, com o objetivo da manutenção do equilíbrio das condições de superfície, para que sejam sempre as mais favoráveis possíveis à vida. A qualidade do ar nas grandes cidades, a ausência de contaminantes na água e no solo, a preservação da biodiversidade são quesitos que os cálculos econômicos não contemplam, mas que representam a garantia da saúde humana e o bom desempenho do ser humano na realização de suas atividades.
O Brasil possui vastos recursos naturais que devem ser cuidadosamente explorados e utilizados. A busca do desenvolvimento socioeconômico é tarefa mais difícil num país cuja grande parte da população ainda carece de condições mínimas de sobrevivência. Falar de preservação ambiental requer também repensar o modelo de desenvolvimento e a distribuição desigual de renda. No entanto, o grau de dificuldade do desafio não deve representar uma desculpa para a falta de preocupação com o tema. As instituições, ao buscarem sua sustentabilidade ambiental, podem revisar práticas de consumo, identificando fontes de desperdícios e também reduzindo seus custos. Utilizar racionalmente os recursos naturais responde adequadamente à busca pela qualidade ambiental e melhoria da qualidade de vida.
Objetivos
O Projeto Atitudes Sustentáveis tem como objetivo promover ações de sustentabilidade