Estruturas organizacionais 1
0,25 em 0,25 pontos
A teoria de sistemas foi enunciada como a ciência das ciências, ao propor que, em vez de serem analisadas isoladamente as ciências como física, matemática, biologia e outras, deveriam ser integradas, destacando as suas interdependências e aproveitando as qualidades holísticas do todo, que não seriam identificadas em sua abordagem isolada e independente. Entre os elementos que compõem um sistema, encontram-se:
Resposta Selecionada:
d.
Entrada, processos de transformação e saídas.
Respostas:
a.
Condicionantes, componentes e estratégicos.
b.
Autoridade, responsabilidade e comunicação.
c.
Conceituais, técnicos e humanos (sociais).
d.
Entrada, processos de transformação e saídas.
e.
Somente a alternativa “b” está incorreta.
Feedback da resposta:
Comentário: os elementos que compõem um sistema, conforme consta no livro-texto, são: razão da existência do sistema, isto é, a finalidade para a qual o sistema foi criado.
Entradas: recursos materiais, tecnológicos e humanos provenientes do ambiente externo que caracterizam as forças que fornecem ao sistema o material, a energia e a informação para a sua operação e processo de transformação.
Processo: o processo de transformação do sistema que é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Esse processador é a maneira pela qual os elementos componentes interagem no sentido de produzir as saídas desejadas.
Saídas: resultados preestabelecidos, gerados pelo sistema e que devem estar em sintonia com os seus objetivos. São representadas por produtos, serviços e informações destinados a satisfazer o cliente, que pode ser interno ou externo.
Controles e avaliações: torna-se necessário verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos. Para realizar o controle e a avaliação de maneira adequada, são necessários indicadores de desempenho do sistema, com base nos padrões de desempenho