marcha
A marcha é definida como a maneira ou o estilo de andar. Um dos atributos da marcha normal, em comparação com a maioria dos padrões patológicos, é a ampla latitude de velocidades de marcha segura e confortável que são disponíveis. Assim, uma descrição do padrão de marcha de um indivíduo, ordinariamente, inclui a velocidade de locomoção (metros por segundo) e o número de passos por minuto; isto também é chamado cadência, bem como outras características do padrão de marcha (LARSSON ET AL, 1980).
Fatores que influenciam na força muscular
Força muscular é a habilidade que tem um músculo ou grupo muscular para desenvolver tensão e força, resultantes em um esforço máximo, tanto dinâmica ou estaticamente, em relação às demandas feitas a ele, ou seja, quanto maior o número de unidades motoras ativadas, maior a força produzidas. Esses ganhos de força ocorrem devido à 8 capacidade dos músculos de desenvolverem tensão e do sistema nervoso de ativá-los, o que desencadeará um maior recrutamento de unidades motoras (MARCHAND, 2004).
Portanto, essa capacidade máxima de força ou torque máximo que um músculo ou grupo muscular pode gerar em uma determinada velocidade, está diretamente relacionada à área de secção transversa da fibra muscular, pois o diâmetro do músculo corresponde ao volume da fibra e são através de exercícios elaborados especificamente para desenvolver força que o tamanho dessas fibras musculares esqueléticas pode ser aumentado. Isso é chamado de hipertrofia (KISNER E COLBY, 2002; LEITE, COSSENZA & SIMÃO, 2004).
A fraqueza muscular é a inabilidade de gerar níveis normais de força e pode acontecer em função da perda ou diminuição do