AULA 1 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Estrutura é uma unidade = (todo) composta por partes dispostas e organizadas. Conjunto de relações entre os elementos de um sistema.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita. A estrutura organizacional é adaptada adequadamente à situação atual.
Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standard Oil e Sears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e que podem demonstrar a íntima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para ele, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento.
Contribuem à formação da Estrutura Organizacional: as estratégias da empresa, o ambiente em que opera, e a tecnologia disponível para o negócio da empresa.
Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização atua e que é caracterizado por três tipos: ambiente estável - com pequenas variações, que são previsíveis e controláveis; ambiente em transformação - as tendências de mudanças são visíveis e constantes; ambiente turbulento, as mudanças são velozes, oportunistas e, surpreendentes.
ORGANIZAÇÃO COMO ENTIDADE SOCIAL
Organização como Unidade ou Entidade Social: sistema em que as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Nesse sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos, universidades, lojas e comércio em geral, prestadoras de serviços e outros.
Definição de Organização como Entidade Social - Richard Daft:
“Organizações são entidades sociais, orientadas por