estruturas do mercado
Luís Vaz de Camões
Nasceu em 1524 ou 1525, provavelmente em Lisboa, havendo também rumores de que nasceu em Coimbra, Santarém e Alenquer.
Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá, familia de baixa nobreza, mas pobres,
Frequentou o ensino superior, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, no curso de Humanidades, embora não exista nenhum documento que atesta a veracidade desta hipótese. Contudo isso, também não existem dúvidas de que o poeta tenha passado pela Universidade.
Foi Soldado da Armada Portuguesa em Ceuta (onde perdeu o seu olho na Batalha de Aljubarrota) e Poeta (épico e lirico).
Em 1550, alistou-se para viajar à Índia, na nau de S. Pedro dos Burgaleses. "Luís de Camões, filho de Simão Vaz e Ana de Sá, moradores em Lisboa, na Mouraria; escudeiro, de 25 anos, barbirruivo, trouxe por fiador a seu pai; vai na nau de S. Pedro dos Burgaleses... entre os homens de armas", mas não embarcou por ter sido condenado devido a este ter ferido Gonçalo Borges (empregado do Paço) com uma espada. Mais tarde, acaba por ser perdoado pelo agravado em carta de perdão.
Em 1553 é libertado. A 24 de Março, embarcou na nau de São bento, da frota de Fernão Álvares Cabral, dando inicio à viagem para a Índia. Durante a viagem passou pelas regiões onde Vasco da Gama navegara, enfrentou uma tempestade no Cabo da Boa Esperança.
Em 1554 aportou em Goa, alistando-se de imediato ao serviço do vice-rei D. Afonso de Noronha, e, combateu na expedição contra o rei de Chembé.
Em 1570 regressa a Portugal, com ajuda de seus amigos que reuniram a quantia para que Camões pudesse voltar, chegando a cascais em 7 de Abril na nau Santa Clara.
Em 1572 foi publicado a 1ª edição da obra “Os Lusíadas”
Em 1580, acaba por falecer em Lisboa a 10 de Junho
Estadia na Índia
Acompanhou Manuel de Vasconcelos em combate aos mouros no Mar Vermelho, mas a esquadra não encontrou o inimigo invernando assim em Ormuz, no Golfo