esmoriz
Esmoriz é uma cidade portuguesa do concelho de Ovar, com 9,05 km² de área e 11 448 habitantes (2011).1 Densidade: 1 265 hab/km².
Em Esmoriz, estes meses frios em que as ondas não deixam os barcos sair de terra firme são tempo de pesca Principais atividades económicas :
O comércio e o turismo são responsáveis por grande parte da animação que Esmoriz vive diariamente, sobretudo durante o Verão. A Barrinha de Esmoriz não podia deixar de ser referida. Trata-se de uma lagoa que comunica com o mar através de uma barra, que se abre e fecha naturalmente. É formada por duas ribeira, a de Paramos e a de Maceda. Situada a três quilómetros a sul de Espinho, tem uma forma grosseiramente triangular e a sua maior extensão, na direcção norte-sul, é de cerca de quilómetro e meio e na direcção este-oeste de cerca de um quilómetro. miúda. O chilreio dos canários amarelos e do melro Chiquinho ecoa pela marquise, onde há uma bicicleta, porque é de bicicleta que se percorrem as praias à procura do peixe, um emaranhado de cordas e redes, um aquário para as “bichas do mar” que servem de isco.
Esmoriz também se encontra referida no Foral Novo da Feira (1514).
Ao longo dos séculos, a titularidade da sua posse variou: foi pertença dos condes da Feira e posteriormente da Casa do Infantado. Passou para Ovar em 1514 (?) e em 1916 pertencia a Espinho. Anos mais tarde voltou para a comarca de Ovar, onde permanece até hoje.
Em 29 de março de 1955 ascendeu ao estatuto de vila e, mais tarde, a 2 de junho de 1993 ascendeu ao estatuto de cidade.