Padrão Ethernet
Júlio César
Centro de Treinamento Tecnológico Maxwell (CTT- Maxwell) – Técnico em Redes de Computadores
Porto Alegre – RS – Brasil
Resumo. Este trabalho tem como objetivo elucidar o conceito do que vem a ser o padrão de Rede Ethernet, bem como suas funcionalidades, limitações e demais aplicações desde o seu surgimento. Mesmo com suas limitações iniciais, o surgimento desta tecnologia foi de grande importância para o mundo da Tecnologia da Informação. Mesmo com algumas décadas de vida, este padrão continua sua evolução e desenvolvimento.
Palavras-chave: Padrão Ethernet, IEEE, Protocolo CSMA/CD
1 INTRODUÇÃO
A demanda de tecnologia vem a cada década dando saltos no que diz respeito a qualidade e capacidade de recursos. Hoje qualquer dispositivo munido de um meio de conexão externo à internet ou redes privadas, tem fácil acesso a um grande leque de recursos e serviços. A facilidade que se tem hoje, décadas atrás era muito limitada, e mesmo com a existência de computadores no nosso meio (em Universidades e grandes Empresas) a comunicação entre eles simplesmente não existia. Após o seu surgimento foram realizadas modificações na maneira como as informações trafegavam, bem como nos recursos de conexão física, além da criação de normas e outros protocolos técnicos.
2 TECNOLOGIA ETHERNET
Ethernet é uma tecnologia utilizada na conexão de redes. A arquitetura padrão Ethernet era inicialmente voltada para pequenas redes, denominadas LAN (Local Area Network) e se dá por meio da conexão de um cabo único para todos os dispositivos nela conectados. O conceito Ethernet surgiu na década de 70, quando David Boggs e Robert Metcalfe, ambos pesquisadores do Xerox PARC (Xerox, Corporation’s Palo Alto Research Center) desenvolveram e testaram um modelo físico de cabeamento, efetuando a comunicação entre uma impressora e um computador. Após sair da Xerox e fundar a 3Com, Metcalfe foi em busca de uma maior promoção do padrão Ethernet. Já no início da