Gibabit Ethernet
André José de Faria¹, Diego Fernandes Gondim¹, Jonathan Veloso¹, Leonardo Ballotin¹, Marcos Paulo Miranda¹
¹Pontifícia Universidade de Minas Gerais
PUC Minas – Unidade Arcos – MG – Brasil andre.faria@pucminas.br, diegofernandes999@gmail.com, jonathan.veloso@sga.pucminas.br, leonardo.ballotin@pucminas.br, marcos.miranda@pucminas.br
Resumo. Devido a grande evolução dos meios de comunicação e transmissão de dados e a necessidade de obter uma rede de trafico de dados de maior velocidade, deu-se inicio à evolução do padrão Ethernet, chegando à tecnologia Gigabit Ethernet. Neste trabalho, é apresentado a estrutura de um artigo com o intuito de mostrar esta tecnologia que está presente no cotidiano das pessoas, seja em organizações, instituições acadêmicas e até no uso pessoal.
Palavras chaves: gigabit, ethernet, tecnologia, internet.
1. Introdução
Com o passar dos anos a tecnologia evoluiu muito e aliado ao surgimento e popularização da internet, das redes sociais, e a grande quantidade de material multimidia disponível para acesso, cada vez mais é notório a necessidade por redes de alta velocidade. Para atender a essa demanda foram desenvolvidos varias tecnologias de rede de alta velocidade, entre elas a Fast Ethernet e a Gigabit Ethernet, oferecendo uma evolução ao padrão Ethernet. O padrão Ethernet é o mais utilizado hoje em dia e começou a ser desenvolvido há mais de 20 anos. A Gigabit Ethernet surgiu para possibilitar uma conexão mais veloz a servidores e a solucionar o problema do congestionamento de backbones, e futuramente conectar estações de trabalho que necessitam de uma maior largura de banda. Hoje em dia a tecnologia Gigabit Ethernet não é a mais atual, a úlltima a ser desenvolvida é a 10 Gigabit Ethernet, mas a maioria dos usuários ainda não fizeram a migração para essa última, sendo interessante abranger à todas.
2. Utilização
De acordo com Tanenbaum o padrão Ethernet foi desenvolvido inicialmente na