Estruturas divisionais
Desenhando a estrutura organizacional: especialização e coordenação
Dando continuidade ao tema das Organizações e a Teoria Organizacional, será discutida a segunda questão mais importante do Desenho da Estrutura Organizacional, que é também vital para o papel dos administradores: a do agrupamento e coordenação de tarefas de forma que a divisão do trabalho permita a organização alcançar seus objetivos. A primeira questão, relativa a hierarquia de autoridade (a dimensão vertical da estrutura organizacional).
A estrutura organizacional é um instrumento básico para o desenvolvimento e implementação do plano organizacional nas empresas, onde deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas, ou seja, situações almejadas pela empresa. Para a função de O&M, a estrutura compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa envolvendo o físico, como unidades que compõem a empresa com relação ao espaço e equipamentos que lhe são pertinentes à localização do estabelecimento. E o "organismo" da empresa como deveres, responsabilidades e comunicação. Neste trabalho,em especifico, trará estudos de vários cientistas da área de administração, comentando quais os tipos mais utilizados, suas características, vantagens e desvantagens da estrutura organizacional. Na compreensão da estrutura organizacional é necessário conceituar a função organizacional, pois a estrutura organizacional é o instrumento básico para concretização do processo organizacional
Assim ressaltamos que esses textos são baseados no livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth e foram produzidos como forma de estudo e aprendizagem da disciplina Teoria das Organizações, do Mestrado em Administração da PUC, ênfase em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento.
Da estrutura funcional a divisional
Se uma organização se limita a produzir poucos produtos, em apenas um local, para vendê-los a um tipo de cliente, a