Teoria geral da administração
A departamentalização constitui uma característica fundamental da estrutura organizacional. A departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. As unidades organizacionais constituem os subsistemas do sistema maior e são geralmente chamadas de departamentos, divisões, seções ou equipes.
A departamentalização é uma forma de utilizar a cadeia de comando a fim de agrupar pessoas para que executem juntas o seu trabalho. Existem cinco abordagens de desenho departamental. As abordagens tradicionais são a departamentalização funcional, a divisional e a matricial, nas quais a cadeia de comando define agrupamentos departamentais e relações de subordinação ao longo da hierarquia. As duas contemporâneas são o uso de equipes e de redes e surgiram para atender as necessidades das organizações em um ambientes global altamente competitivo. As cinco abordagens são: Abordagem funcional, Abordagem divisional, Abordagem matricial, Abordagem de equipes e Abordagem de redes .
Cada abordagem departamental serve a um propósito destinto para organização. A diferença básica entre essas diferentes estruturas é a maneira como as atividades são agrupadas e a quem elas se subordinam. Cada uma delas tem suas vantagens e limitações.
Abordagem Funcional
A departamentalização funcional é o agrupamento das atividades baseado no uso de habilidades, conhecimento e recurso similares. Pode ser dominada estrutura funcional ou departamentalização pelo uso de recursos organizacionais. É o tipo mais comum de departamentalização.
Na estrutura funcional, as unidades organizacionais - como divisções e departamentos - são formadas de acordo com a principal função especializada ou técnica. A função desempenhada geralmente contitui um aspecto importante para a organização. Nas organizações que adotam a estrutura funcional está presente o famoso trio: produção, comercialização e