Departamentação
Curso: Gestão de recurso humano.
Aluna: Rayane de Assis. Matricula: 20110714878-2
Disciplina: Introdução Administrativa.
Assunto: Departamentalização.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mencionar os principais tipos de desenho departamental, também chamado de departamentalização, no qual são mencionadas suas respectivas características, vantagens e desvantagens.
A departamentalização surge à medida que as empresas tornam-se maiores e envolvem atividades mais diversificadas; forçando-as a dividir as principais atividades e tarefas organizacionais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais.
CONCEITO
Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.
Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia. Existem duas abordagens específicas que surgiram para atender às necessidades das organizações em um ambiente instável e altamente competitivo, que são as abordagens de equipes e de redes.
TIPOS DE ABORDAGENS * Abordagem Funcional; * Abordagem Divisional; * Abordagem Matricial; * Abordagem de Equipe; * Abordagem de Redes.
Cada abordagem departamental tem uma finalidade distinta para a organização, sendo que a diferença entre cada tipo de abordagem é a maneira como as atividades são agrupadas e a quem as pessoas se subordinam.
ABORDAGEM FUNCIONAL
É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma