Bebidas
Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos.
A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,
(A) matricial geográfica / matricial por produto.
(B) funcional geográfica / funcional por produto.
(C) divisional geográfica / divisional por produto.
(D) multifuncional geográfica / multifuncional por produto.
(E) multinacional geográfica / multinacional por produto.
COMENTÁRIO
(Por Silvia Meszaros)
Olá, colegas de árdua batalha!
Antes de iniciarmos a questão, vamos ao tema: Departamentalização.
Temos os seguintes tipos:
1) Por Quantidade
Quantidade fixa de pessoas, trabalhos similares, repetidos e contínuos; processos produtivos simples e padronizados. Ex. Turnos de fábrica.
2) Funcional
Áreas funcionais da empresa ou divisão interna por especialidade. Maior utilização de pessoas especializadas. Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo. Não é indicada para ambientes globalizados e competitivos.
3) Divisional
a) Divisional por cliente
Agrupamento e ênfase pelo tipo de cliente ou comprador. Predispõe a organização para satisfazer às demandas dos clientes.
b) Divisional por produto
Agrupamento por resultados quanto a produtos ou serviços. Divisão de trabalho por linhas de produtos e/ou serviços. Ênfase nos produtos e/ou serviços.
c) Divisional por Localização Geográfica ou Territorial
Agrupamento conforme a localização geográfica ou territorial. Ênfase na cobertura