Osm - estrutura organizacional
Em uma estrutura divisional as unidades organizacionais são agrupadas por produtos ou linhas de produtos ou, então, por área geográfica. Cada tipo de agrupamento possui particularidades próprias. As seções 1 e 2 analisam tais particularidades.
1. Estrutura Organizacional Divisional por Produto ou Linha de Produtos
Neste tipo de estrutura divisional, as pessoas que lidam com o mesmo produto ou linha de produtos são agrupadas na mesma unidade organizacional. Cada unidade é quase como uma pequena organização auto-suficiente, onde tudo gera em torno de um produto ou linha de produtos. Conforme [VAS 89] há um alto grau de integração dos recursos humanos em cada unidade organizacional.
Para demonstrar, a Figura apresenta um exemplo deste tipo de estrutura organizacional.
Exemplo de estrutura organizacional do tipo divisional por produto ou linha de produtos.
A estrutura organizacional divisional por produto ou linha de produtos favorece a flexibilidade e as modificações porque cada unidade organizacional é auto-suficiente em relação às outras. Além disso, possibilita um maior conhecimento do produto ou linha de produtos.
Uma desvantagem deste tipo de estrutura é que a organização pode necessitar de uma quantidade maior de recurso humano. Por exemplo, em vez de cinqüenta engenheiros de pesquisa compartilhando um recurso comum de uma estrutura organizacional funcional, dez engenheiros podem ser designados para cada uma das cinco divisões de produto da Figura 3. Os recursos físicos devem ser replicados para cada divisão. Outra dificuldade é que as divisões ficam separadas, complicando a coordenação entre elas. A Tabela 9 apresenta as principais características da estrutura organizacional divisional por produto ou linha de produtos.
Características da estrutura organizacional divisional por produto ou linha de produtos.
Contexto Estrutura: Divisional
Ambiente mais adequado: Incerteza moderada a alta, mutável