Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Centro de Educação à Distância
Pólo Nova Iguaçu – Rio de Janeiro
Letras Português/Inglês
Disciplinas Norteadoras:
Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Roberto da Silva Costa
Jose Francisco
Ana Maria dos Santos
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor: Ramila Granja
Nova Iguaçu, de abril de 2014.
INTRODUÇÃO
Buscando sempre a inserção dos alunos dentro das atividades escolares, devemos fazer a promoção da diversidade e multiculturalismo, visando obter diminuição na discriminação, seja ela qual for. A prática da hospitalidade demanda a habilidade de entender, aceitar e respeitar o diverso, pois não existe unanimidade nas relações interpessoais. As pessoas possuem particularidades, valores, hábitos e costumes diferentes. Então, para receber bem é indispensável saber lidar com a diversidade.
A expressão do diverso relaciona-se às questões étnico-raciais, religiosas, culturais, socioeconômicas, de gênero, de orientação sexual, deficiências etc.
Nos últimos anos, são frequentes as discussões relacionadas ao respeito e à diversidade, porque em uma sociedade democrática e justa, a igualdade de oportunidades exige uma atenção especial. E não somente o aluno, mas, trazer a família dele para participações em atividades extracurriculares, como em comemorações de Dia das Mães, dos Pais ou da Família, pois hoje em dia, há diferentes formações. Incluindo assim, todos em uma festividade, onde não haja discriminação entre os alunos e e sua respectiva família. Obtendo boa interação e aprendizagem e mostrando que a família, seja ela a formação que for, constitui a estrutura da sociedade juntamente com a escola.
A proposta é desenvolver um projeto que, busque a integração do aluno às diferentes diversidades e o multiculturalismo. Ampliando assim, a mente do mesmo para mostrar que o respeito é prioridade para se ter uma boa sociedade, sem