revo
Se encontra entre os estados de Alagoas e Sergipe. A Usina de Xingó localiza-se no Rio São Francisco, principal rio da região do nordeste, tendo sua nascente, na Serra da Canastra em Minas Gerais. Administrada pela CHESF , empresa responsável pela produção de energia.
A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km do Complexo de Paulo Afonso, quanto as condições naturais de localização, o canyon ponto atrativo de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de ajudar no desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento de água para a cidade de Canindé/SE.
A usina geradora é composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada, havendo previsão para mais quatro unidades idênticas numa segunda etapa.
A energia gerada é transmitida por uma subestação elevadora com 18 transformadores monofásicos de 185 MVA cada um que elevam a tensão de 18 kV para 500 kV. Abastecendo a maior parte do nordeste brasileiro. A Hidrelétrica de Xingó é considerada a maior e mais moderna da CHESF e gera 30% da energia da empresa. A Usina conta com uma potência instalada de mais de 3 milhões de kW, por estes motivos a Hidrelétrica de Xingó é mais eficiente que a Hidrelétrica de Paulo Afonso.
Energia Hidrelétrica
Processo de transformação de energia
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimento das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento são conectadas a um gerador, que fica responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica. Ou seja, o movimento da água nas turbinas, é levado até o gerador e através da Indução Eletromagnética transforma energia mecânica (energia cinética das