revo
Como tal, existem em todas as máquinas fotográficas, independentemente do modelo, elementos que são comuns, por serem essenciais ao seu funcionamento.
Elementos essenciais da máquina fotográfica:
Objectiva
A objectiva, na sua forma mais simples, é uma lente convexa, ou seja, um disco de vidro modelado e polido, mais fino nos bordos do que no centro. A função da mesma é receber a luz de amplitude crescente que se reflecte no motivo, fazendo os raios convergir, de modo a criar uma imagem invertida, luminosa e nítida. Normalmente, uma objectiva é constituída por várias lentes que conduzem a luz para o plano focal.
Uma das características mais importantes de uma objectiva é a distância focal, que consiste na distância entre a objectiva (ponto de convergência) e o plano onde a imagem se vai formar (plano focal). É através desta que o fotógrafo define a maior ou menor aproximação de uma imagem ou escolhe o campo de visão que deseja trabalhar.
Obturador
O obturador é um mecanismo que abre e fecha de modo a permitir a escolha do momento em que queremos tirar a fotografia. Este influencia o tempo total em que a película é exposta à luz, no caso das câmaras analógicas, ou o sensor, nas câmaras digitais. A este período de tempo, compreendido entre a abertura e o fecho do obturador, dá-se o nome de velocidade de obturação. A regulação da velocidade do obturador condiciona o resultado da imagem formada, na medida em que actua sobre a sua nitidez e luminosidade.
Diafragma
O diafragma é um dispositivo constituído por lâminas sobrepostas, colocado junto à objectiva, com o qual é possível regular a quantidade de luz que entra na câmara, consoante a