Sêneca
Lucius Annaeus Sêneca foi um importante escritor e filósofo da época do Império Romano. Nasceu na cidade de Córdoba (província romana da Hispânia) em 4 a.C. Sêneca faleceu na cidade de Roma no ano de 65 d.C.
Biografia
Foi um importante representante do estoicismo (doutrina universal que defende a ideia de que o universo é regido por uma lógica universal). Era um defensor da vida simples, da ética e do destino predestinado. Influenciou também o pensamento de João Calvino, importante representante da reforma protestante.
Suas obras filosóficas tiveram grande influência na produção de dramaturgias durante a fase do Renascimento.
Principais obras de Sêneca
- Consolação a Márcia (40 d. C.)
- Consolação a Políbio (43 d. C.)
- Diálogo da Clemência (56 d. C.)
Tragédias
- Hércules furioso
-As troianas
- Medea
- Hipólito
- Oedipus
- Agamenôn
- Tiéstes
- Hércules Oetano
- As fenícias
- Fedra
Frases de Sêneca
- "Cada um se lança à vida, sofrendo da ânsia do futuro e do tédio do presente".
- "Alguns, sem terem dado rumo a suas vidas, são flagrados pelo destino esgotados sonolentos".
- "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida".
- "A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir".
Lucius Annaeus Sêneca (em português, Lúcio Aneu Sêneca, ou ainda Sêneca, o Jovem) foi um importante escritor e filósofo do Império Romano. Filho de um grande orador, Annaeus Sêneca, o Velho, foi educado em Roma, onde estudou retórica e filosofia, tornando-se famoso como advogado. Foi membro do senado romano e depois foi nomeado questor, magistrado da justiça criminal.
É o seu trabalho no campo da filosofia que desperta o maior interesse, isso desde o período do Renascimento. Entre suas ideias, destaca-se a da consciência, que ele entendia como a capacidade que o homem tem de distinguir entre o bem e o mal. Ela é