Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
DISCIPĹINAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e
Educação e Diversidade
Desafio de Aprendizagem entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade”, sob orientação do professora-tutora a Presencial Isabel Cristina Biondo Morette.
Americana
Março/2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho da Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade visa a prover a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural e étnico-racial.
No ambiente de ensino-aprendizagem, existem muitas diversidades, sendo assim a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas, raças, cores, classes sociais, e que deve respeitar cada uma delas. E a escola terá o dever de dialogar com tais culturas e reconhecer o pluralismo cultural brasileiro. A educação e diversidade colocam a todos nós, educadores, o grande desafio de estar atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las. Nessa proposta educacional será preciso rever o saber escolar e também investir na formação do educador, possibilitando-lhe uma formação teórica para que possa ser colocada na prática. Este trabalho tem como objetivo falar um pouco sobre a estrutura do sistema de ensino no Brasil e suas responsabilidades. No início dos anos 80, surgiram vários movimentos políticos que culminaram com o fim da ditadura. Iniciou-se a democracia. Foi promulgada a Constituição Federal de 1988 e iniciou-se um caminho para a elaboração da nova LDB 9394/96. A Educação no Brasil é regida através da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) 9394/96 que tem que