revenimento
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os materiais, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados.
As propriedades dos materiais dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos materiais resultando, em conseqüência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades
Revenimento é um tratamento térmico utilizado no aço para corrigir inconvenientes decorrentes da têmpera, sendo, portanto, e sempre aplicado posteriormente a ela.
Processo
A têmpera tende a tornar o aço excessivamente frágil (pouca resistência ao choque) e a criar tensões internas, o que é corrigido pelo revenido, que consiste em reaquecer a peça temperada a uma temperatura muito inferior à da têmpera.
A temperatura de revenido e o tempo de manutenção desta temperatura influem decisivamente nas propriedades finais obtidas no aço: quanto mais tempo e/ou maior temperatura, mais útil se torna o aço. Os elementos de liga contidos no aço também influem no revenido, mudando o comportamento do aço no processo (endurecimento secundário) Depois de feita a tempera, a mesma peça pode ser reaquecida a uma temperatura mais baixa (25 a 700 °C), deixado neste banho de calor por um longo período e depois deixar resfriar lentamente. Isso fará com que uma parte da martensita se converta em ferrita e cementita, o que reduz um pouco a resistência, mas restaura a ductibilidade. A combinação de propriedades resultantes é bastante flexível, e pode ser feita sob medida por meio da variação do intervalo de tempo e da temperatura durante o processo de revenimento. Assim a variação da temperatura e do tempo pode determinar uma característica única à peça trabalhada.
A temperatura normalmente situa-se entre 150°C e